Observação e leitura página 38. Atividade página 39.
A vida como ela é. Leitura páginas 40 e 41.
A pintura holandesa do século XVII, deu início a uma nova modalidade artística, conhecida como pintura de gênero. Esse estilo realista refere-se às obras que representam com detalhes a vida cotidiana e os espaços domésticos e de trabalho.
A obra A leiteira do artista Johannes Vermeer é uma das pinturas mais importantes do artista. Nela percebemos elementos como o volume, a luminosidade e as cores predominantes amarelo e azul, muito utilizadas pelo artista em diversas obras.
Realismo O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente em França, em reação ao romantismo. Entre 1850 e 1900 o movimento cultural, chamado realismo, predominou em França e se estendeu pela Europa e outros continentes. Os integrantes desse movimento do sentiam a necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes das classes média e baixa não inspirada em modelos do passado. O movimento manifestou-se também na escultura e, principalmente, na pintura e em alguns aspectos sociais.
Características da Arte Realista
- objetividade;
- rejeição a temas metafísicos (como mitologia e religiosidade);
- representação da realidade “crua”: as coisas como elas são;
- realidade imediata e não imaginada;
- politização;
- caráter de denúncia das desigualdades.