(13) 3422-6969

(13) 99666-8581

contato@colegiobelasartes.com

Cap. 4 – A África que está no Brasil – Dia 16/05/2024

Leitura e observação paginas 50 e 51.

A congada é uma manifestação cultural e religiosa afro-brasileira que reúne elementos temáticos africanos e ibéricos. É um folguedo antigo e popular, que consiste em um bailado dramático acompanhado de música e canto.

Múltipla África Leitura página 52.

cultura afro-brasileira é um conjunto de manifestações culturais predominantes no Brasil, formado a partir da junção de elementos da cultura dos povos africanos que foram trazidos como escravos para o país durante o período colonial.  Essa rica e diversificada cultura é caracterizada pela incorporação das expressões culturais dos africanos com outras tradições e culturas que formam a identidade brasileira, como a indígena e a europeia.

A influência africana na cultura brasileira. (youtube.com)

KIRIKU E A FEITICEIRA (youtube.com)

Um filme de animação franco-belga dirigido por Michel Ocelot em 1998, conta a história de Kiriku, um recém-nascido excepcional que nasce em uma aldeia africana ameaçada pela malévola feiticeira Karabá. Kiriku é capaz de falar e andar desde o nascimento, e sua coragem supera a de todos os adultos. Ele parte em uma jornada para descobrir os segredos de Karabá e sua magia.

O filme “Kiriku e a Feiticeira” transmite mensagens importantes, incluindo a importância da coragem, da empatia e da sabedoria para enfrentar desafios e superar adversidades. O personagem principal, Kiriku, é pequeno, mas corajoso e determinado, e usa sua inteligência e astúcia para superar os obstáculos que enfrenta em sua jornada para salvar sua aldeia da feiticeira malvada.