contato@colegiobelasartes.com

O Colégio

História

Localizado em Itanhaém, segunda cidade mais antiga do Brasil, carrega como homenagem nome do histórico bairro Bairro Belas Artes que possui diversas obras de artistas consagrados como o painel de azulejo do século passado pintado à mão que reúne índios, jesuítas e colonizadores no mesmo cenário por Francisco Parlagreco, localizado na Garagem Municipal do antigo nome Colônia de Férias da Associação Paulista de Belas Artes, nome que deu origem ao atual bairro Belas Artes. As ruas da região receberam nomes de artistas em homenagem aos artistas que frequentaram o bairro e foram relevantes para o país, entre eles: Pedro Américo (1857 – 1941), Rodolfo Amoedo (1850 – 1899), Almeida Junior (1832 – 1899), Victor Meirelles (1832 – 1903), Antônio Parreras (1860 – 1937) e Eliseu Visconti (1866 – 1944), entre outros. É nessa perspectiva que nasce a ideia de criação do Colégio Belas Artes para valorização do meio em que vivemos.

Missão

Aprimorar o educando como ser humano, sua formação ética, desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, com uma educação solidária por meio da qualidade de ensino e de sua atuação voltada para o desenvolvimento sustentável.

Sistema de Ensino

Nesse contexto educacional o FTD Sistema de Ensino une sua tradição com a modernidade atingindo todos os segmentos que trabalhamos em nosso Colégio, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, agregado a isso temos a metodologia utilizada por eles que está ancorada em referências teóricas de grande representatividade para a Educação no cenário atual e fortemente estruturada em seis princípios fundamentais, que são:  o conhecimento informal e formal do educando, currículo organizado que promova a continuidade desse conhecimento, a contextualização dos temas trabalhados, desenvolvimento das competências e habilidades de forma significativa e de maneira sistemática integra o conhecimento do educando e educador desenvolvendo a práxis reflexiva.

Orientação Pedagógica

A concepção de currículo, adotada pelo Colégio Belas Artes, de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, pretende ultrapassar a estrutura linear e compartimentalizada das disciplinas isoladas e desarticuladas. Assim, busca relações de reciprocidade e colaboração entre as diversas áreas em uma atitude dialógica e cooperativa permanente, necessária à compreensão das múltiplas relações que constituem o mundo da vida, no qual os sujeitos, mediados pela comunicação, organizam-se e interagem construindo saber, cultura e condições necessárias à existência. De acordo com Kuenzer e Rodrigues (p. 209, 2006):

Ensinar a conhecer, enquanto capacidade de agir teoricamente e pensar praticamente são a função da escola; e este aprendizado não se dá espontaneamente através do contato com a realidade, mas demanda o domínio das categorias teóricas e metodológicas através do aprendizado do trabalho intelectual. Ou seja, a prática, por si só não ensina, a não ser através da mediação da ação pedagógica. São os processos pedagógicos intencionais e sistematizados, portanto, que mediando às relações entre teoria e prática, ensinarão a conhecer. Não basta, portanto, inserir o trabalhador na prática, para que ele espontaneamente aprenda.

Metodologia

A metodologia do trabalho realizado por nós, contempla a articulação dos conhecimentos escolares de forma a organizar as atividades de ensino e aprendizagem. Isto implica em considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares preestabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos.
Nossa escola trabalha na perspectiva sócio interacionista, no qual os sujeitos constroem o conhecimento na relação com o outro. Dessa forma, professor e aluno aprendem numa relação dialética.

As competências

As competências relativas às áreas do conhecimento para o educando são eixos cognitivos, que, associados às competências apresentadas nas disciplinas e áreas do conhecimento do Ensino Fundamental e Médio, referem-se ao domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento e resolução de situações-problema, capacidade de argumentação e elaboração de propostas. Dessas interações resultam, em cada área, habilidades que serão avaliadas de maneiras diversas e que possibilitem ao educando agregar o conhecimento necessário que promova sua ascensão a continuidade dos estudos.